15 tendências para a primavera/verão 2023

15 tendências para a primavera/verão 2023

14 fevereiro, 2023

Como todos os anos nesta altura com o inverno quase a acabar, é o momento de pensar nas tendências para a próxima primavera/verão. As nossas Personal Shoppers analisaram as passarelas e as previsões: estamos prontas para te revelar todos os segredos do que iremos usar na estação mais quente.

As cores que vamos usar nesta primavera/verão 2023

Antes de mais, queremos começar com as cores da tendência: como sabemos, todos os anos vemos tons que regressam da estação anterior e novos tons que se tornam um must-have. Se queres atualizar o teu armário de primavera/verão, deves ter em conta as cores tendência que darão um toque mais fresco ao teu estilo.

Cores metálicas são tendência em 2023

A tendência metálica começou no final de 2022, e estamos prontas para a ver com mais frequência este ano. Nascida de um desejo renovado de festejar novamente, como na era pré-pandémica, a tendência metálica é expressada tanto no vestuário como nos acessórios, para potenciar os outfits e torná-los únicos. 2023 estará, sem dúvida, recheado de metálicos. O dourado e prateado vêm logo à cabeça, mas a tendência brilhante está a surgir em todo o tipo de outros tons, desde subtis azuis profundos aos roxos vivos. A tendência metálica foi vista em desfiles de Tory Burch, Nensi Dojka, Bottega Veneta, Paco Rabanne, Valentino, Gucci, JW Anderson, Jason Wu… e a lista continua.

Roxo em todas as suas formas

As roupas e acessórios roxos estão a ter um grande momento, possivelmente até a substituir o rosa “Barbiecore” que vimos no ano passado. Demos conta pela primeira vez da mania roxa durante a Fashion Week de Nova Iorque, onde a cor – numa variedade de tonalidades diferentes, do claro ao escuro, do tom azulado a um pouco rosado – apareceu em muitas coleções. Mais tarde, continuou a aparecer em coleções apresentadas em Londres, Milão e Paris, provando que não se tratou apenas de um acaso.

Azul Pacífico: o mar está de volta

Este azul, um pouco mais vibrante e perfurante do que o navy mais clássico, é perfeito para a primavera/verão. A parte boa é que, tal como o navy, também combina na perfeição com outras peças do teu armário. E o que é ainda melhor: o azul Pacífico é tão elegante como o azul-marinho e muitos designers optaram por utilizá-lo nas suas colecções.

Espreme as possibilidades do verde lima

Das ruas para as passarelas, uma tonalidade particular de verde está a tomar conta. Já vimos um tipo específico de verde a ser tendência, o corante verde popularizado por Bottega Veneta. Agora, estamos prontos para algo mais brilhante com a chegada do bom tempo: uma tonalidade vibrante que é a mistura ideal de amarelo e verde. Esta tonalidade é perfeitamente representada por uma cor Pantone chamada Lime Punch e é uma adição incrível ao teu guarda-roupa, porque pode ser misturada com qualquer outra cor, desde as cores neutras até às cores ousadas.

Top de tecidos para o teu armário primavera/verão de 2023

Entre os tecidos intemporais e independentes da estação, vamos descobrir uma nova feminilidade. Este ano dizemos sim às transparências, à seda e aos tecidos macios: a primavera/verão de 2023 é sedutora e sexy.

As transparências são bem-vindas

A moda transparente já existe há algum tempo. Os naked dresses chamam à vista, irradiando estilo e glamour. Abraçar os tecidos transparentes não significa apenas seguir uma tendência da moda, mas sim usar roupa que nos permita mostrar mais de nós próprias e o que está (realmente) por baixo, antes de mais nada. Este estilo permite-nos mostrar bonitos tops e bralettes usados por baixo dos tops transparentes. Além disso, a tendência transparente pode funcionar bem em múltiplas ocasiões: quer seja um almoço de escritório, uma happy hour ou um aniversário, um top transparente com mangas de rufos ou um blazer certamente te darão o ar chique que procuras.

Abraça a tua feminilidade com a seda

Podemos recordar uma época em que as peças de seda eram usadas por baixo dos vestidos: eram funcionais, usadas para que as peças justas assentassem corretamente. Eram também usadas por baixo de outras para tapar ou ocultar partes do corpo, ou como peças para dar um aspecto mais suave ao look. Mas, algures nos anos 90, as mulheres começaram realmente a fazer experiências com peças de seda, especialmente vestidos, apercebendo-se de que podiam até funcionar como uma roupa por si só. Agora, prevê-se que a roupa de seda seja outra tendência icónica dos anos 90 a regressar a esta estação, bem como várias tendências dessa época. Este tipo de vestuário não só funciona para todas as estações, graças às camadas, mas também para todos os estilos: podes abraçar a tua feminilidade ou contrastar com roupa masculina, ou até torná-la casual com umas jeans e uns ténis. Definitivamente, um must-have no teu armário.

Os estampados que vamos escolher nesta primavera/verão 2023

Com a chegada da nova estação, e à medida que percorremos as passarelas em busca de inspiração para os próximos meses, podemos sempre contar com uma nova tendência de estampados a emergir. Os desfiles do ano passado ofereceram-nos uma série de novas cores, texturas e peças-chave que adorámos, mas uma das coisas mais entusiasmantes que surgiram nas coleções foram os estampados que provavelmente já tens no teu armário: flores maxi e riscas.

Flores maxi para um estilo maxi

As flores são um clássico na maioria das colecções de moda feminina de verão e este 2023 não será diferente. Em linha com o resto das tendências, esta estação será ousada, corajosa e enérgica. Padrões pulsantes assumem agora a liderança e as flores arrojadas têm sido a variante que mais se adaptou. Os estampados definem-se pela surpreendente escolha de formas e cores, bem como pelas grandes dimensões.

Riscas que funcionam sempre

Das camisolas e tops aos blazers e camisas de rugby, as riscas fazem tanto parte da nossa vida quotidiana como a clássica t-shirt branca. São, sem dúvida, um dos estampados mais versáteis de se usar. Se no verão passado estávamos obcecados com tops de alças, este ano estamos a optar por uma camisa oversized às riscas, como uma camada que não nos deixa ficar demasiado quentes. O que achas de uma camisa às riscas com blazer? Nada define melhor o estilo smart casual do que este look que se pode completar com uma saia midi ou com calças de alfaiate.

Estilos tendência para a primavera/verão de 2023

A influência dos anos 2000 ainda está presente na primavera de 2023, trazendo de volta muitas peças de vestuário que usávamos no passado e alguns estilos que pensávamos ter deixado para trás.
O segredo para estilizar estas tendências não tão novas é reimaginá-las e adaptá-las à nova era.

Estilo utilitário: um romance de longa duração

Nenhum estilo foi tão readaptado como o estilo utilitário nesta estação. Pode-se certamente encontrar as suas origens no final dos anos 90, quando estrelas pop e hip-hop tiraram as calças cargo do mundo militar e as tornaram cool.. Agora, as calças utilitárias assumiram um encanto chique, mas ainda assim prático. Devemos também ter em conta o desejo de acrescentar peças que ficam no nosso guarda-roupa mais do que uma estação: é assim que a utilidade se pode aliar à sustentabilidade e às escolhas de compra responsável.

Estilo sem género para fluir com os tempos

Se entrarmos em qualquer loja, veremos mais do que uma tendência de moda emergente. Talvez sejam as calças de ganga de cintura baixa, um lenço virado para cima, botas de cowboy – ou talvez, é um aceno à neutralidade de género. Já lá vão os dias em que as saias implicavam feminilidade e as calças o oposto. Acabou a ideia de que a feminino e o masculino não podem coexistir. Em vez disso, estamos a entrar – e a criar – numa sociedade em que o género é visto como uma escala deslizante, não como binário. Com o aparecimento no ano passado na passadeira vermelha de celebridades masculinas com saias (Brad Pitt, por exemplo), parece claro que estamos quase prontos para quebrar as expetativas de género na vida quotidiana.

O estilo gótico está de volta

Temos de agradecer o surpreendente sucesso da série televisiva “Wednesday” pela ascensão de uma estética sombria e gótica que está à nossa volta desde o final de 2022. Tecidos em camadas. Detalhes ricos. Acessórios reais. A moda está sem dúvida a desfrutar de um momento de maximalismo e celebração. Poderosas peças pretas que canalizam o glamour gótico estão em todas as passarelas – e não apenas nas das marcas que se esperaria, como o Rick Owens. Veja-se, por exemplo, Hermès’, Chloé’s, e Balmain’s com os seus looks em pele preta, com tecidos estofados e espartilhos cibernéticos. Valentino, Bottega Veneta e Alexander McQueen também mergulharam nestas tonalidades com sumptuosos vestidos. A moda, ao que parece, ficou cheia de gótico.

Peças que tens de acrescentar ao teu armário de primavera/verão em 2023

Todos os anos, lemos sobre os must-have a ter no nosso armário. Felizmente, o que parece ser tendência na próxima estação são peças que já poderás ter no teu armário e que poderás exibir novamente nos teus outfits, como vimos nas tendências para 2023.

A ganga é sempre um sim

Não há como negar: independentemente da estação do ano, a obsessão pela ganga é persistente. Nunca é uma questão de “se” se deve usar este tecido, mas sim de “como” se deve usá-lo. Para a primavera/verão de 2023, o denim é uma presença segura, conduzindo a um futuro mais confortável. As calças de ganga folgadas e descontraídas são uma presença obrigatória para a próxima estação, como se vê no visual da Kate Moss em Bottega Veneta e na passarela de Chloé. Há também o grande regresso da saia maxi de ganga, uma peça dos anos 90 que expressa perfeitamente o desejo de se estar confortável, mas feminina ao mesmo tempo.

Vestidos maxi para vencer o calor

Graças à versatilidade do seu comprimento, os vestidos maxi de verão podem ser usados em dias de praia e em noites de verão, sem teres de pensar duas vezes. Podes usar facilmente o mesmo vestido para ir a um brunch com sandálias rasas ou ténis, como para um casamento com saltos altos em bloco. Há um vestido maxi para todos: cores neutras para quem prefere o toque minimalista, e estampados maxi e com flores para quem adora o lado feminino e sedutor. Em termos de silhuetas e alças, o top halter e o estilo cut-out estão a ter o seu lugar ao sol. Quaisquer que sejam os teus planos de verão, precisas de ter um vestido maxi no teu armário.

Acessórios na moda nesta primavera-verão 2023

Mesmo que os acessórios estejam normalmente menos sujeitos às novas tendências, há alguns estilos que voltam a esta estação, vejamos quais!

Mary Janes e rasos para um estilo nunca aborrecido

SIM, é oficial: os rasos e os Mary Janes estão de volta em 2023. Estes acessórios muito femininos estão aqui para potenciar e tornar os teus looks mais divertidos. O contraste é o segredo: usa-os com calças de ganga e brinca com as cores. A verdade é que são extremamente confortáveis e criam um look sem o fazer parecer demasiado formal. Os Mary Janes acrescentam um “je ne sais quoi” digno de Alexa Chung a qualquer look sem sacrificar o conforto, razão pela qual são de novo tendência.

Leva todo o teu estilo num maxibag

Quando o Jacquemus ‘Le Chiquito’ entrou na nossa vida em 2018, a loucura por malas micro disparou. Desde então, estação após estação, as malas foram ficando cada vez mais pequenas, até ao ponto em que a funcionalidade foi atirada pela janela. Mas agora, ao entrarmos num novo ano, esperamos uma vida com menos restrições e mais normalidade. Como resultado, estamos a olhar para malas suficientemente grandes para guardar tanto os nossos pertences como os nossos sonhos para 2023. Embora uma micro mala seja uma adição encantadora ao teu look, é sempre uma mais-valia quando se pode realmente transportar tudo o que precisamos numa só mala. Parece que todas as grandes marcas também estão de acordo com isto, uma vez que as passarelas de primavera/verão transbordaram com a energia das malas grandes.

Descobrir o teu estilo com a tua Personal Shopper Experimenta grátis com o código PROMOBLOGPT

Mal podemos esperar para te ver usar todas estas tendências – qual delas vais adotar primeiro?

Ler mais
Tendências que vamos trazer para o nosso armário de 2023

Tendências que vamos trazer para o nosso armário de 2023

Tendências primavera/verão 2022

10 tendências primavera verão 2022

Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)