8 LOOKS QUE MUDARAM O MUNDO, DESDE O PRIMEIRO 8 DE MARÇO

8 looks que mudaram o mundo, desde o primeiro 8 de março 💜

8 março, 2023

A roupa muda o nosso mundo. E é verdade, nós vemo-lo todos os dias. Nesta blusa que nos dá confiança ou naquele look que rompe com todas as regras. Mas além disso, significou muitas vezes um ponto de viragem. Um antes e um depois que nos tem levado cada vez mais perto de nos podermos sentir livres. Entra na nossa máquina do tempo e revê connosco 8 marcos da moda que nos empoderaram desde o primeiro Dia Internacional da Mulher Trabalhadora em 1909.

As cores das sufragistas. 1911.

Lookiero 8M cores das sufragistas

As sufragistas fizeram o movimento mais inteligente ao tornarem as suas cores em moda. Associavam-nas aos seus valores: verde-esperança, roxo-lealdade e branco-pureza. Reconheciam-se nestas cores e invadiam as lojas para as usarem em chapéus, pins, cintos e vestidos. O seu código de cores parece pouco, mas foi toda uma revolução.

As calças de Coco. 1918.

As calças de Coco. 1918.

“Eu devolvi-lhes a sua liberdade. Dei-lhes braços e pernas de verdade.” – Coco Chanel.
‘Roubava’ a roupa ao seu amante, Étienne Balsan. Foi assim que impulsionou as calças masculinas. Primeiros, usando-as e depois redesenhando-as, contra toda uma sociedade totalmente escandalizada. Obrigada.

O smoking de Dietrich. 1932.

O smoking de Dietrich. 1932.

Marlene era considerada uma má influência para as mulheres. O Chefe da polícia de Paris ameaçou prendê-la por usar calças. Nada a deteve: na estreia de O Sinal da Cruz apareceu vestida com um smoking e a sua imagem deu a volta ao mundo. Nos anos 60, Yves Saint Laurent transformou-o num ícone.

A mala mãos-livres. 1955.

A mala mãos-livres.

Coco foi um espírito livre e deu-nos muito. Com a Chanel 2.55, voltou a fazê-lo. A sua famosa mala acolchoada com corrente não é só bonita. Desenhou-a para se pendurar no ombro ou cruzar ao peito. E, desta forma, as mulheres recuperaram a liberdade para poder usar as nossas mãos.

O bikini, um incompreendido. 1962

Lookiero 8M Bikini

O pobre bikini teve quatro tentativas:

  1. O primeiro, de Réard, conseguiu a proibição de muitos paóses e que a Igreja o condenasse em 46.
  2. Com A Miss Mundo 51, teve uma nova oportunidade, ela foi coroada usando um. Mas perante a pressão social, o concurso proibiu-o.
  3. Brigitte Bardot escandalizou Cannes em 53 e transformou-se num símbolo de libertação feminina.
  4. Por fim, em 62, a inesquecível Ursula Andress em James Bond catapultou-o para o sucesso.

A minissaia, a máxima libertação. 1966.

Lookiero 8M A minissaia

Mary Quant fez mais do que destapar os joelhos. Começou uma revolução sexual, na qual as mulheres puderam finalmente decidir sobre o seu corpo. A comercialização da pílula anticoncecional sem dúvida que também ajudou, mas a minissaia ficou na história como o look mais icónico da década do amor livre.

O empoderamento do power suit. 1980.

Lookiero 8m POWER SUIT

Se agora ainda nos custa quebrar o tecto de vidro, imaginem antes. Nos anos 80, finalmente foram disponibilizados cargos de chefia femininos. Mulheres, por fim, formadas e preparadas. Armani encontrou nas career women o seu momento: um fato de casaco adaptado a nós e com ombreiras, o power suit. Um símbolo de conquista de altos cargos.

O look pessoal. 8M23.

Lookiero 8M O look pessoal. 8M23.

Podemos falar do look unissexo ou da roupa binária. Ou licra e vinil. Mas, na realidade, o que marca este momento é a liberdade que ganhámos. Passo a passo, chegámos a este agora em que podemos ser, mais do que nunca, nós mesmas. Individuais, pessoais, especiais. Sem limites. A igualdade não procura que sejamos fotocópias idênticas. Dá-nos poder para sermos como queremos, confortáveis e orgulhosas do nosso corpo. Não há dúvida, a roupa muda o mundo.

Ler mais
Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)