O que é um armário minimalista e como criá-lo

O que é um armário minimalista e como criá-lo

25 outubro, 2021

Há uns tempos, tornámo-nos fãs dos looks minimalistas, já que apostar na qualidade em vez de quantidade é a melhor maneira de elevar o teu estilo. Além disso, o próprio conceito reflete-se no próprio armário. O conceito de “armário minimalista” já aparece em muitas publicações e perfis, mas o que é exatamente e como te podes juntar a esta tendência? Explicamos-te tudo.

Como transformar o teu armário num armário minimalista

Armario minimalista

Um armário minimalista baseia-se na máxima de que “menos é mais”. Um sistema de organização de peças que nos permite criar infinitos looks com um número reduzido de peças. Mas não se trata apenas de um armário simplificado; com esta técnica, torna-se 100% funcional.

A ideia é voltar às origens e desprender-nos do desnecessário, o que em teoria significa não ultrapassar as 40 peças, se bem que há quem defenda que 33 peças são suficientes para fazer infinitas combinações e looks totalmente adaptáveis ao estilo de cada uma. Dentro deste número, não se contabilizam as peças de desporto e as que usamos para situações especiais, como casamentos, batizados ou eventos. No entanto, os acessórios e complementos que completam cada outfit contam.

Falamos, então, dos looks do dia-a-dia, de trabalho ou lazer, que, graças à técnica do armário minimalista, respiram um estilo intemporal, simples e, sobretudo, elegante. Acredita que é muito fácil. Contamos-te tudo:

O que deves ter em conta para começar

  • Foca-te nas cores neutras e, se possível, com estampados simples, como as riscas de marinheiro. O objetivo principal é que as peças combinem entre elas.
  • Analisa o teu armário e compra o que necessitas realmente. Evita as compras impulsivas e opta preferencialmente pela qualidade em detrimento da quantidade.
  • Planifica as tuas compras com antecedência. Desta forma, vais conseguir manter o número de peças abaixo de 40.
  • Separa as peças antes de te despedires delas. Um truque para confirmar que podes prescindir dessa ou dessas peças é separá-las e guardá-las durante pelo menos um mês. Se nesse tempo não sentiste falta delas, definitivamente não precisas de as ter no teu armário.

Estas são as cores que vão encher o teu armário minimalista

O branco, preto, cinza, caqui, nude e castanho, em todas as suas tonalidades. Mas tudo depende do teu estilo, da estação e de algo muito interesse: a tua colorimetria.

  • Se és inverno, aposta nos tons frios, do branco ao preto, passando pelos cinzas e os azulados.
  • Se és outono, os teus tons ideais são quentes e suaves, como a gama dos castanhos e laranjas e até dos esverdeados, como o caqui.
  • Se és verão, escolhe cores pastel, como o nude, rosa pó, baunilha ou lavanda.
  • Se és primavera, ficam-te bem tons um pouco mais brilhantes e divertidos, como os alaranjados, rosas e esverdeados.

Tendências de um armário minimalista para este outono/inverno 2021

armário minimalista lookiero

As peças de corte oversize e cores como o caqui ou o camel são, sem dúvida, os protagonistas deste outono/inverno 2021. Por isso, tirar partido desta tendência e juntares-te ao movimento do armário minimalista será ainda mais fácil.
Aponta as peças que não podem faltar neste armário de outono e começa hoje mesmo a planeá-lo:

  • Umas calças de corte masculino, de preferência, largas;
  • Umas mom jeans
  • Uma camisola de caxemira
  • Um blazer de corte oversize camel
  • Um casaco muito comprido

O armário minimalista para as grávidas

O armário minimalista é um sistema muito útil e prático, especialmente para mulheres grávidas porque, mesmo que a priori pareça mais limitado, a sua funcionalidade será o segredo para conseguires looks cómodos, simples e elegantes.

Comecemos pelas calças pré-mamã

Não podem faltar:

  • Umas leggings pretas. Perfeitas para combinar com camisolas de corte oversize.
  • Umas joggers. Um básico, graças à onda athleisure.
  • Umas jeans pré-mamã. Combinam com qualquer peça, complemento ou estilo.

Camisolas e cardigans para um armário minimalista para grávidas

  • Camisolas de malha grossa. Duas serão suficientes. Procura que tenham tonalidades muito diferentes, para que a combinação seja mais versátil.
  • Camisolas de malha. Um par é perfeito. Se forem de corte oversize, ainda melhor, porque assim também as podes usar como vestidos.
  • Um cardigan. Preferencialmente beige e de malha grossa, para combinar ainda melhor com qualquer outfit – para além de que o poderás usar tanto no outono como no inverno.
  • Uma sweatshirt. Se for do mesmo tom das joggers, ou num tom que combine bem, será preferível, porque tanto juntos como separados farão um perfect match.

T-shirts, camisas e vestidos

  • Três t-shirts básicas: preta, branca e cinza. Se possível, com alguma percentagem de elastano para que as possas usar durante toda a gravidez.
  • Duas camisas: uma azul e uma branca. Para garantires que ficam bem com qualquer par de calças. Além disso, não têm de ser neutras, se escolheres uma das camisas com estampado de riscas verticais, vais conseguir looks mais dinâmicos.
  • Um vestido preto. Escolhe um LBD (little black dress) para teres no fundo do armário para qualquer ocasião.

Se à medida que lias este post, sentiste que o armário minimalista está a chamar por ti, não hesites. Põe em prática os primeiros passos e não te esqueças de o comentar com a tua Personal Shopper, para que o tenha em conta nos teus próximos Lookiero.

Ler mais
Armário cápsula de outono 2021

10 peças para o teu armário cápsula de outono 2021

Como usar as cores tendência deste outono/inverno 2021/2022

5 cores que vais querer usar este outono/inverno 2021/2022

10 tendências outono inverno 2021/ 2022

10 tendências outono inverno 2021/ 2022

Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)