aprende a tirar as tuas medidas corretamente

Como tirar as medidas do teu corpo

31 janeiro, 2022

Aprender a tirar as medidas do teu corpo e conhecê-las pode ser mais útil do que imaginas. De certeza que, já mais do que uma vez, compraste algo na internet sem reparar muito na tabela de tamanhos, e acabaste com uma peça que não te servia.

Com o tutorial que te preparámos, esse problema é coisa do passado. Vais aprender a tirar as medidas e a saber a que tamanho correspondem, de uma forma muito simples. Preparada?

O que precisas para tirar as tuas medidas?

Para conheceres as tuas medidas, apenas precisas da típica ferramenta de costureira que de certeza tens em casa: a fita métrica. Este instrumento é perfeito para medir a silhueta, porque se adapta perfeitamente a ela.

Assim que tiveres a fita métrica, tens de ter em conta os seguintes aspetos antes de começares a medir, para que o resultado seja o mais correto:

  1. É fundamental que tires as medidas estando em roupa interior ou, no pior dos casos, com roupa muito justa, para que a fita métrica se ajuste o máximo possível à tua silhueta real.
  2. Deves estar, durante todo o processo, numa posição natural e relaxada. Olha em frente, com as costas direitas, os braços relaxados e os pés juntos.
  3. Por último, quando estiveres a tirar as medidas, não apertes demasiado a fita métrica contra o teu corpo, para não correres o risco de o resultado ser um tamanho mais pequeno do que o que tens.

O mais importante para conheceres o teu tamanho exato é medires três partes do corpo: o peito, a cintura e a anca. Vamos explicar-te como fazer.

Como medir a cintura

Para medires a tua cintura, terás que colocar a fita métrica à volta da zona mais estreita do abdómen, que se encontra logo acima do umbigo. Desta forma, vais descobrir quantos centímetros tem a circunferência da tua cintura.

Como medir a anca

Para medires a tua anca, deves-te focar, ao contrário da cintura, na zona mais larga da parte de baixo do teu corpo. A anca encontra-se uns 20 centímetros abaixo da cintura, mais ou menos a meio do rabo. Rodeia essa parte com a fica métrica e regista os números.

Como medir o peito

Para medires o teu peito, rodeia a parte superior do teu corpo, colocando a fita métrica por baixo dos brancos. A fita deve medir a zona mais volumosa do peito, pois é essa que determina os tamanhos das peças.

Como saber qual é o teu tamanho exato

De certeza que já passaste por situações, a comprar numa loja ou sobretudo online, em que não entendias o sistema de medidas, porque não coincidia com o que estás habituada. Isto acontece porque há diferentes sistemas de tamanhos. Em Portugal, utiliza-se o sistema francês, mas também existe o sistema americano e o sistema britânico (que se mede em polegadas).

Para as peças da parte de cima, ésuficiente medir o contorno do peito por baixo dos braços, como indicámos antes. Esta medida pode ser representada em números (36, 38, 40, …) ou em letras, segundo o sistema internacional. Aqui podes encontrar uma tabela de equivalências, para que saibas a que tamanho corresponde, segundo o tipo de sistema que a marca utilize:

Tamanho Peito Ancas Cintura
34-XS 80 86-88 36-66
38-S/M 90 93-96 67-70
40-M 95 97-100 71-74
42-M/L 100 101-104 75-78
44-L 105 105-108 79-82
46-L/XL 110 109-112 83-86
48-XL 115 113-116 87-90
50-XL/XXL 120 117-116 87-90
52-XXL 125 121-124 95-98


Para as peças inferiores, podes consultar a tabela ou dividir a medida da tua cintura por dois.

Agora já tens tudo o que precisas para comprar online. Além disso, com toda esta informação, vais poder conhecer o teu tipo de corpo e tirar o máximo partido da tua silhueta. Lembramos-te que, se tens alguma dúvida, a tua Personal Shopper vai adorar ajudar-te a resolvê-la.

Ler mais
Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)