Diz-me como é o teu pé e dir-te-ei de que calçado precisas

Diz-me como é o teu pé e dir-te-ei de que calçado precisas

20 maio, 2021

Na Lookiero, apaixona-nos poder acompanhar os nossos looks com os melhores sapatos. Por isso, hoje falamos de pés. Partilhamos contigo os nossos segredos para cuidares deles e contamos-te o que deves ter em conta no momento de escolher o calçado mais adequado ao teu estilo.

O calçado é uma parte muito importante de qualquer look. Ainda assim, quem nunca pôs de lado a estética para dar prioridade ao conforto? Usar o calçado apropriado e cómodo para qualquer ocasião é mais simples quando conheces a fundo os teus pés. Queres estar confortável e super na moda? Estamos aqui para te ajudar!

mocasines de ante camel
zapato plano dorado

Que tipo de pé tenho?

Conhecer os diferentes tipos de pé e saber qual é a forma e tecidos mais adequados para ti, vai ajudar-te a escolher os teus melhores sapatos e a sentires-te cómoda com qualquer estilo.

Depende de como são os teus dedos dos pés

Esta classificação, apesar de pouco conhecida, vai ser-te muito útil para conheceres um pouco mais sobre os teus pés.

  • Pé egípcio
  • Trata-se do tipo de pé mais comum, contando com quase 60% da população. Esta tipologia deve o seu nome ao facto de, no Antigo Egito, ser considerado o tipo de pé mais bonito. Consegues reconhecê-lo com facilidade, porque a disposição dos dedos cria uma diagonal visual, que vai desde o dedo gordo do pé até ao mais pequeno.

    Se tens um pé tipo egípcio, é importante que te foques no primeiro metatarsiano, ou seja, no osso que se encontra entre o dedo gordo e o peito do pé. Se este osso é mais comprido do que o normal, podes acabar por desenvolver uma artrose na articulação do dedo. Se queres estar confortável e evitar o aparecimento de joanetes, esquece os sapatos com formas muito estreitas.

  • Pé grego
  • Calcula-se que, na atualidade, 14% da população tenha este tipo de pé que, segundo se acreditava, estava reservado às divindades gregas. A sua característica principal é que o segundo dedo ultrapassa o comprimento do dedo gordo. Isto não tem de ser um problema, a não ser que o ultrapasse em mais de um centímetro. Nesse caso, o dedo poderá gerar mau-estar ao caminhar.

  • Pé romano ou quadrado
  • Podes reconhecer facilmente este tipo de pé, porque todos os dedos têm, mais ou menos, o mesmo comprimento. Costumam ser pés mais largos, o que pode supor um problema ao usar sapatos de forma estreita.

    I tuoi piedi meritano il meglio

    Depende de como é a tua pegada

    Observa a forma do teu pé e a pegada que deixa, para poderes distingui-lo entre:

    Pé normal

    Considera-se um pé normal aquele em que a pegada distribui o peso entre as zonas frontal, traseira e lateral.

    Pé côncavo

    Neste tipo de pé, o peito do pé é alto, criando um arco muito pronunciado e uma pegada muito pequena, que se divide entre a almofada da planta do pé e o calcanhar. Se o teu pé é assim, deves ter em conta que podes sofrer de alguns inconvenientes:

    • Dor nas almofadas da planta do pé
    • Dor no calcanhar ao apoiar
    • Durezas dolorosas nas zonas de maior apoio
    • Dedos em garra (dobrados para dentro)
    • Tendinite
    • Dificuldade para te calçares
    • Lombalgias frequentes

    Pé raso

    Ter os pés rasos significa que pisas com quase toda a superfície do pé. Neste caso, o arco é muito pequeno ou quase inexistente. Estas são alguns dos desconfortos de que podes sofrer:

    • Alterações no pé ou tornozelo. Mau-estar, dor, lesões ou disfunções das articulações, dos ligamentos ou dos músculos.
    • Passo menos energético e eficiente.

    Sapatos para os problemas mais comuns

    Agora que conheces um pouco mais sobre o teu pé, é o momento de pôr em prática algumas soluções que te vão ajudar a deixar de sofrer a cada passo.

    Sapatos para o pé côncavo

    Scarpi per il piede cavo
    Scarpi per il piede cavo

    Usa uma palmilha de gel que preencha a zona do arco e que funcione como amortecedor para o pé. Também podes escolher um tipo de calçado que te ofereça o apoio extra que precisas. Por exemplo, uns sneakers ou umas sandálias tipo birkenstock. Esta opção não só não afeta o teu estilo, como dá um toque vanguardista ao teu look.

    Sapatos para o pé raso

    Scarpi per il piede piatto
    Scarpi per il piede piatto

    Se tens pés rasos, a nossa recomendação é que apostes em acompanhar o teu estilo com saltos médios, quadrados ou largos. É uma solução cómoda para equilibrar a falta de arco!

    Soluções para pés com joanetes

    scarpi per il piedi calloso
    scarpi per il piedi calloso

    Se sofres de “hallux valgus” ou joanetes, podemos dizer-te que não estás sozinha. É uma das condições mais habituais. Os joanetes aparecem quando a circulação de um dedo não tem espaço suficiente e sai da linha do pé. Isto faz com que o dedo afetado aponte para os outros dedos e apresente vermelhidão e dor contínua ou intermitente. Se a origem está na própria forma do pé, é um problema de artrite ou então do próprio uso do calçado. Para o dissimilares e te sentires confortável:

    • Escolhe sapatos feitos com materiais moles, como a pele fina, a camurça ou o pano.
    • Escolhe sandálias que encaixem bem com a forma do teu pé.
    • Tem muito em conta a largura da forma, sobretudo na parte de trás. É o momento de dizer adeus às pontas afiadas!

    Soluções para pés largos

    scarpi per il piede con pianta larga
    scarpi per il piede con pianta larga

    Como sabes, as linhas diagonais estilizar e as horizontais fazem-te parecer mais larga. Ao levar esta regra da moda para os pés, vemos que as sandálias minimal mostram muita pé, o que vai potenciar ainda mais a sua largura. Por isso, se tens pés largos, experimenta os sapatos para veres como te ficam antes de te decidires. Experimentar diferentes formas é a melhor maneira de conhecer a morfologia do teu pé e, portanto, de escolher os sapatos que melhor se adaptem a ti.

    Soluções para pés estreitos

    Scarpi per il piede stretto
    Scarpi per il piede stretto

    Tens os pés estreitos? Neste caso, há duas situações que é importante solucionar.

    • Contraste de volumes. Para acrescentar volume ao teu pé e para que não chamem à atenção em comparação com as tuas pernas, opta por calçado com solas chunky, plataformas, cores, laços ou detalhes, como fivelas ou cortes horizontais.
    • Suporte. Quando o pé não está bem apoiado, cria arranhões, bolhas ou feridas. Para evitar o aparecimento destes problemas, escolhe formas estreitas e sapatos com fechos, tiras móveis como velcros, cordões ou fivelas ajustáveis.

    Soluções para pés inchados

    Algumas mulheres têm os pés inchados continuamente. Outras sofrem deste problema durante a gravidez e, a maioria, durante os meses de maior calor. Por trás deste síntoma, podem esconder-se problemas de circulação, retenção de líquidos, etc. Se os teus pés estão inchados por qualquer uma destas razões, tenta libertá-los sempre que puderes. Para isso, uma boa alternativa são as sandálias minimal ou os chinelos tipo flip flop. Além do mais, são tendência esta temporada! Escolhe tons neutros e com um pouco de plataforma e lembra-te que se devem ajustar bem ao teu pé.

    Ler mais
    Comentários

    Escreve un comentário

    O teu coméntario (obrigatório)
    O seu nome (obrigatório)
    O seu e-mail (obrigatório)