O que é o color block e como se usa?

Guia para usar o color block nos teus looks

5 julho, 2021

O color block é uma ferramenta chave para te vestires. Utiliza-se tanto nas passarelas como no street style e é um recurso muito simples para que toda a gente o possa usar e que provoca um grande efeito.

Na verdade, o color blocking, se for bem implementado, pode potenciar a beleza natural e diz muito de quem o veste, uma vez que transmite dinamismo, energia, bom gosto e criatividade. Além disso, utilizar a cor na sua máxima expressão pode até ser um recurso terapêutico. Queres saber mais sobre o color block? Explicamos-te tudo para que saibas como usá-lo e como tirar o máximo partido desta técnica.

O que é o color block ou color blocking?

O color block é o uso da cor como ferramenta principal para compor um look. Pode utilizar-se uma cor ou várias, daí usar-se a palavra “bloco” para definir esta técnica. Geralmente, fugimos sempre que possível dos estampados e damos todo o protagonismo à cor, à sua potência e às texturas das peças.

Como surgiu a moda do color block?

A cor foi, durante muitos anos, uma maneira das classes sociais se diferenciarem. Os pigmentos de cor eram muito apreciados e, em muitos casos, usar certas cores dependia do poder de compra de comerciantes, reis e imperadores. Com o passar do tempo, a tecnologia e a química avançaram até democratizarem a cor nos anos 60 e 70. Foi a partir daí que jogar com as cores passou a ser uma nova realidade.

Designers como Yves Saint Laurent, Courrèges ou Stephen Burrows uniram-se no fascínio pela cor de artistas plásticos como Rothko, Mondrian ou Vasarely, despertando uma nova atenção em direção ao magnetismo da cor e às suas possibilidades de combinação.

Que tipos de color block há?

Para criar um outfit chic e atrevido, há diferentes maneiras de utilizar o color block:

Color block monocromático

É um total look com um tom único. Esta maneira de combinar a cor é elegante e estiliza a silhueta, mas é importante ter cuidado com o seguinte:
Não escolhas uma cor que seja da tua harmonia de cor ou colorimetria.
Podes escolher uma cor que fique “too much” ou um pouco enjoativo, como um rosa baby ou um vermelho intenso. Há que mimar o look até ao mínimo detalhe!

Color block com contraste de cor

Há muitas maneiras de contrastar as cores e de as complementar. Se tiveres com dúvidas:

  • Escolhe duas cores, uma neutra e uma mais potente ou muito na moda e explora estilos.
  • Se puderes, tem contigo uma roda de cores. Escolhe uma cor base e combina-a com a sua cor complementar, a que está logo à frente. Se escolheres duas ou três cores, faz um triângulo.
  • Deixa-te inspirar pela natureza, pela decoração, pela arte. Quando vires uma combinação de cores que gostes, tira uma foto e guarda-a para looks futuros.

Color block com famílias de cores

Outra forma de fazer uma color block é vestires-te com a mesma cor, mas em tons e gradientes diferentes. Por exemplo, podes combinar azul marinho, azul bebé, cinzento e branco azulado, para dar profundidade e contraste ao teu look.

Dicas para usares o color block nos teus looks

É possível que, com a idade, usar muitos complementos possa parecer que estás “mascarada” ou que não é muito tu. Este processo é o momento perfeito para poderes começar a experimentar jogar com a cor. É uma forma elegante de puxar pelo nosso estilo e esquecermo-nos de complementos a mais, estampados difíceis ou cortes excessivos. Aqui, o importante do estilo és tu.

SIM
  • Junto ao rosto, coloca uma peça da cor que pertence à tua harmonia de cor. Se não for possível com uma peça de roupa, podes fazê-lo com um batom ou bijuteria que faça o mesmo efeito.
  • Joga com as camadas em tops, camisolas, vestidos bicolores, macacões, etc.
  • Utiliza a cor mais escura em zonas do teu corpo que queres disfarçar, e a cor mais vibrante e vistosa nas zonas que quiseres destacar.
  • Está atenta às cores do ano. A Pantone torna tudo mais fácil com a sua seleção. É melhor escolher o amarelo da moda do que um que já não se usa, não é verdade?
NÃO
  • Como estás a jogar com a cor, evita peças que tragam volume ou texturas em excesso ou que tenham elementos que carreguem muito o look; caso contrário o estilo pode perder o encanto.
  • Tem em conta os tecidos que escolhes para as tuas peças e toma atenção à forma como as deves lavar, para não perderem a sua cor original.
  • Se não dominas a técnica, é melhor usaress complementos neutros.

Como usar o color block este verão 2021 segundo a tua colorimetria

Este verão, o color block é a tendência a seguir. Contamos-te a melhor maneira de o fazer, em função da tua harmonia de cor.

Como usar o color block se és harmonia inverno

Como usar o color block se és harmonia inverno

As colorimetrias inverno não se ficam com meias medidas, por isso um look com branco e preto é perfeito. A Dior aposta em looks monocromáticos nas suas passarelas para enfatizar a silhueta, com um toque desportivo ou tribal. É muito importante que o branco seja nuclear e intenso, para que fique bem às pessoas inverno.

Como usar o color block se és harmonia outono

How to colour block if your traits are Autumn colours
How to colour block if your traits are Autumn colours

A Alberta Ferretti joga com as harmonias e utiliza cores que, a priori, não parecem as mais atrativas, mas que se tornam elegantes graças aos seus tons. Verde anos 70, laranja pôr-do-sol, … A combinação de cores caqui e canela são incríveis e ideais para as pessoas de colorimetria de outono.

Como usar o color block se és harmonia primavera

A designer Tony Burch faz um color block de duas cores e remata o look com tons potentes: amarelo manteiga e detalhes em vermelho. Este tipo de misturas criam dinamismo e são muito criativas. A proposta perfeita para dar energia aos looks da mulher primavera.

Como usar o color block se és harmonia verão

Geralmente, fugimos dos estampados, mas este look é um exemplo perfeito de como a cor contraria o estampado e o complementa. Esta é uma proposta irreverente se és verão e queres sair dos looks em tons pastel.

<H3> How to colour block if your traits are Spring colours </H3>
How to colour block if your traits are Summer colours
Ler mais
Como combinar o lilás

O lilás é a cor de setembro e podes combiná-la assim

Como usar as cores tendência deste outono/inverno 2021/2022

5 cores que vais querer usar este outono/inverno 2021/2022

Aprende a combinar o azul com estilo

Comentários
Palmira Belga;
11 julho, 2021
Muito bom!
Fatima Fonseca;
12 julho, 2021
Muito bom.Gostei!!!
Maria Irene Martins Silva;
27 fevereiro, 2022
Recebi o meu lookiero fiquei muito satisfeita. Peças lindas que me ficaram tão bem só os sapatos deviam ter mais um pouco de salto mas no luke ficaram top
Lookiero Team;
2 março, 2022
Olá Maria Irene! Não podiamos estar mais contentes de saber que o teu Lookiero foi um acerto total! Esperamos poder voltar a enviar-te uma seleção vencedora em breve!

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)