O que é o estilo clássico?

O que é o estilo clássico?

24 janeiro, 2022

Já deves ter ouvido a frase “os clássicos nunca saem de moda”. E não podia ser mais verdade. Os looks de estilo clássico são intemporais e sempre tendência. Neste post, dizemos-te tudo o que precisas de saber para dares aos teus conjuntos um estilo clássico que transmite maturidade e confiança.

O que é o estilo clássico?

A presença de roupa elegante e de alta qualidade é o que mais caracteriza o estilo clássico.
As calças a direito também são muito comuns, assim como a criação de silhuetas equilibradas através da combinação de peças.

O estilo clássico transmite romantismo e sofisticação, através de conjuntos onde predominam as cores neutras como o preto, branco, o cinza ou o bege.

Os looks clássicos transmitem uma grande maturidade e confiança, e é por isso que muitas pessoas não dão uma oportunidade a este estilo, pois consideram-no um pouco aborrecido. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. O estilo clássico não é sinónimo de antigo, pelo contrário, e neste artigo vamos demonstrá-lo.

Como usar um estilo clássico?

O estilo clássico é:
  • Usar peças de qualidade.
  • Utilizar cores neutras e harmoniosas.
  • Escolher peças rectas para criar cortes a direito.
O estilo clássico não é:
  • Usar folhos e adornos muito exagerados.
  • Usar cores chamativas.
  • Abusar dos estampados maxi.
  • <

Peças com estilo clássico

Vestidos e saias clássicas

Os vestidos lisos com cortes rectos são um dos melhores representantes do estilo clássico, especialmente aqueles com um comprimento midi. Para te aproximares deste estilo, evita vestidos com um decote excessivo ou um estampado muito chamativo.

Com saias, a dinâmica é muito semelhante. As saias demasiado curtas afastam-se do estilo clássico, tal como as que têm muito volume. Opta por saias midi e saias de cintura alta que realçam a silhueta – vais apaixonar-te por estes looks num segundo!

Camisas e partes de cima

exemplo, uma camisola de gola perkins. No entanto, nem sempre é preciso recorreres a partes de cima justas para um aspecto clássico. Para os dias em que te apetece um look mais casual e confortável sem renunciar a este estilo, podes optar por uma camisa de corte a direito de tamanho ligeiramente oversize. Mas não te esqueças que, se quiseres usar alguma peça com estampados, devem ser subtis.

Casacos

O trench coat é uma peça obrigatória na secção clássica do teu armário. É uma peça essencial de estilo clássico que também é muito versátil porque pode ser usada tanto com looks formais como informais. Mas existem outras opções. Blazers e casacos de corte masculino são duas outras opções de estilo clássico. Com estas três peças, os teus conjuntos vão espalhar elegância, onde quer que vás.

Tipos de estilo clássico

Já dissemos que o estilo clássico não é de todo aborrecido, pois os seus looks nem sempre são para ocasiões formais. O estilo clássico é muito versátil e pode ser usado de muitas maneiras diferentes em inúmeras ocasiões. Vamos ver.

Clássico desportivo

look Clássico desportivo

Os looks clássicos também podem ser muito confortáveis. Naqueles dias em que o conforto é a tua prioridade, não tens de comprometer o estilo clássico. Podes combinar um top às riscas navy, para dar um toque de cor e brilho, com umas calças de ganga rectas azul índigo e uns ténis brancos. E como toque final, não pode faltar a gabardina de que falávamos para alcançares aquela elegância que caracteriza os looks clássicos.

Clássico romântico

Para os dias em que te queres arranjar mais e usar um estilo clássico, opta por dar um toque romântico com mangas balão (sem que sejam exageradas), uma saia midi e uns kitten heels. Para acrescentar ainda mais sofisticação, termina o teu look com uma carteira de mão e os lábios vermelhos. Sem dúvida, o look ideal para um jantar.

Clássico minimal

O estilo clássico não está em choque com a simplicidade. É possível conseguir looks minimal surpreendentes sem abdicar da essência clássica. Os vestidos de malha em cores neutras, como o bege, são perfeitos para isso. Combina-os com um casaco de corte masculino da mesma cor para trazer verticalidade à tua figura, ou noutra cor se quiseres criar um pouco de contraste. Como toque final, combina este looks com mocassins e uma mala cruzada.

Clássico masculino

Com os looks clássicos de tipo masculino, vais reforçar a tua personalidade marcante. A peça mais característica deste estilo é o blazer estruturado. As nossas Personal Shoppers aconselham-te a optares por esta peça em cores neutras e que a combines com calças de fato. Para completar o visual, adiciona uma camisola de gola virada e uns mocassins. Vais conseguir um look sóbrio elegante, perfeito para ir trabalhar.

Ícones do estilo clássico

  • A única Audrey Hepburn: foi um ícone de glamour e a sua essência continua viva até aos dias de hoje. O seu estilo sóbrio e elegante cativou tanto no ecrã como fora. Calças capri e gola virada eram a sua imagem de marca.
  • A atriz e princesa Grace Kelly: Não é nenhum segredo que era apaixonada por moda e pela alta costura. As suas peças obrigatórias eram os vestidos midi, fatos com camisolas e cardigans.
  • A lendária Coco Chanel: foi a estilista que pôs na moda o LBD (little black dress) e os colares de pérolas. O seu aspecto transborda elegância, simplicidade e qualidade.
  • A atriz e modelo Brigitte Bardot: foi uma das atrizes mais famosas dos anos 60 e ainda hoje é uma referência de beleza. Com um estilo muito sensual e feminino, as suas peças preferidas eram camisas estilo maillot e saias de princesa. Juntamente com o seu penteado mais típico, o rabo-de-cavalo subido, o seu aspecto era uma ponte para a estética do ballet clássico.
Ler mais
O que é um armário minimalista e como criá-lo

O que é um armário minimalista e como criá-lo

Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)