Como lavar e cuidar das tuas calças-de-ganga para que estejam sempre perfeitas

Como lavar e cuidar das tuas calças-de-ganga

28 abril, 2022

Desgaste, fricção e fios soltos com vida própria. Quando finalmente encontras aquelas jeans perfeitas que nunca tiras, começam a estragar-se. Depois chegam os lamentos por não teres sabido cuidá-las ou mantê-las por mais tempo.

Será que as lavei demais e, por isso, têm este buraco no tecido? Ficaram desbotadas porque exagerei no detergente?

Deixamos-te alguns conselhos de uso caseiro para que possas prolongar ao máximo a vida útil deste grande aliado do teu armário.

De quanto em quanto tempo é que devemos lavar as calças-de-ganga?

A primeira coisa que tens de ter em conta é que o tecido de ganga, ou denim, não se dá demasiado bem com a máquina de lavar roupa. Não é recomendável, por isso, lavá-las com demasiada frequência, porque tendem a perder a cor com facilidade. Mesmo aquele par de jeans que usas vários dias por semana deve ser lavado com moderação: recomendamos-te fazê-lo uma ou duas vezes por mês.

How to care for your jeans

Conselhos para lavar as tuas jeans na máquina

Se chegou o momento de lavar as tuas calças-de-ganga e se o vais fazer na máquina de lavar roupa, aponta as seguintes dicas para conseguires um melhor resultado:

Antes de lavar:

  • Prepara as tuas calças: esvazia os bolsos e assegura-te que não há nada de papel ou tinta que possa prejudicar o tecido. Fecha os fechos e abotoa os botões. Põe-nas do avesso, para evitar que as dobras percam cor.
  • Se puseres pouca roupa na máquina e as calças ficarem demasiado soltas no tambor, aumentas o risco de se deformarem ou de chocarem contra o tambor da máquina e se estragarem. Assegura-te que adicionas suficiente roupa, mas deixa também espaço para que a roupa respire.
  • Se é a primeira vez que as vais lavar, é melhor não as misturares com outras peças, porque o tecido tende a desbotar.

Durante a lavagem:

  • Uma colher de detergente e água fria é suficiente. Se as fores lavar com outras peças e não quiseres fazê-lo com água fria, também podes lavar a uma temperatura máxima de 30ºC.
  • Programa um ciclo de lavagem curto, com centrifugação suave – ou, se possível, evita-a, já que costuma deformar e amachucar as calças.
  • Tira-as da máquina assim que terminar a lavagem: assim, evitas que apanhem humidade e mau-cheiro.

Como se lavam as jeans à mão?

Apesar de sabermos que pode dar preguiça, lavar as tuas calças à mão é o melhor truque para as conservares durante muito tempo. Alguns conselhos:

  • Tal como na máquina, é importante pôr as calças do avesso antes de as lavares.
  • Enche um alguidar com bastante água fria, coloca o sabão e submerge as calças. Esfrega de maneira constante e insiste nas zonas que tenham manchas de comida ou bebida.
  • Quando tiveres terminado, enxagúa bem com bastante água fria. Tenta não torcer as jeans, para evitar deformações no tecido.
  • Pendura-as ao ar livre, evitando o sol direto.

Já tens as tuas calças-de-ganga prontas!

Truques para lavar as tuas jeans sem desbotar

Já viste que durante o processo de lavagem há alguns detalhes que não podemos deixar passar, se queremos conservar a cor das nossas calças durante muito tempo. Mostramos-te aqui o resumo desses detalhes, ao qual acrescentámos mais umas pistas, que podes aplicar tanto nas tuas lavagens à mão como à máquina:

  • Tira todas as dobras das tuas calças, especialmente se as fores lavar na máquina.
  • Especialmente no início, evita lavá-las com outras peças.
  • Não laves as tuas calças de ganga, a não ser que cheirem mal ou tenham manchas visíveis. Por muito estranho que possa parecer, o tecido denim costuma melhorar com o tempo.
  • Adiciona uma chávena de vinagre à água da lavagem: funciona como amaciador caseiro e vai ajudar a que as jeans conservem a sua cor durante mais tempo!
  • Evita a luz direta do sol nas tuas calças, porque costuma ser muito agressiva.

Como passar a ferro e secar as jeans

Passar a ferro e secar as tuas calças de ganga é tão importante quanto a lavagem, por isso também convém estares atenta a alguns detalhes:

  1. Evita a máquina de secar: nada como secar as tuas jeans ao ar.
  2. Pendura as tuas calças com molas, pela zona da cintura.
  3. Quando as passares a ferro, põe-nas do avesso e usa uma temperatura baixa.
  4. Tens preguiça de passar a ferro? Podes sacudir as tuas calças várias vezes antes de as estenderes; vais evitar que fiquem amachucadas.
  5. Quando já estiverem secas e prontas para guardar, o melhor é usares cabides em S ou guardá-las dobradas numa prateleira ou gaveta do teu armário.

Conheces mais algum segredo para conservar as calças de ganga? Conta-nos tudo!

Ler mais

Guía para encontrar o teu jean perfeito

Looks de outono/inverno 2021 com botins e jeans

Looks de outono/inverno 2021 com botins e jean

Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)