O que é o estilo boho? Lookiero

O que é o estilo boho?

27 setembro, 2022

O estilo boho é romântico, cómodo e original ao mesmo tempo. A receita perfeita para definir um estilo muito pessoal, criativo e relaxado.

O estilo boho é uma forma de vestir, na qual a liberdade e a naturalidade são predominantes. A moda boho mistura cores, épocas, estilos, tecidos, acessórios… Sempre com um resultado orgânico e natural, mas de caráter selvagem.

Como surgiu o estilo boho?


A moda boho nasceu em Paris com artistas, intelectuais e escritores que não duvidaram em inspirar-se no estilo dos ciganos nómadas que vinham da região da Boémia, no leste da Europa. Daí surge o nome deste estilo.

Em meados do século XIX, os românticos pegaram no testemunho e, nos anos 60, com a guerra do Vietname como potenciador, o movimento hippie completou o estilo que chegou até aos nossos dias. Quem iria pensar que o Woodstock ia terminar no Coachella com os millennials?

Como conseguir um look boho?


Na Lookiero, hoje trazemo-vos cinco recomendações-chave para conseguir um look boho com estilo. Toma nota!

  • Aposta em toques rústicos e artesanais, com peças de fio, ganga, camurça e croché. O patchwork e as franjas também são grandes aliados na moda boho chic.
  • Cortes fluidos e compridos trazem movimento ao espírito livre do look boho, sendo sempre uma boa opção. Saias, vestidos, blusões e kimonos são as peças-chave.
  • Em relação às cores, na paleta encontramos desde os torrados e castanhos até ao azul índigo.
  • Os acessórios deixam de complementar e passam a ser a peça-chave: chapéus, malas, botas cowboy… Quanto mais exótica e autêntica a peça, melhor, por isso arranja espaço na mala e aproveita as tuas viagens para recheares o teu armário.
  • Peças com toques campestre, medieval, gipsy ou até historicistas são perfeitas. Falamos de saias, pareos tailandeses, casacos vintage de uniformes e até ponchos que, combinadas com peças básicas, nos proporcionam looks espetaculares.

Tipos de estilo boho e ícones

  • Boho-minimal: A Jane Birkin podia ser, sem dúvida, a primeira mulher boho. Com um estilo minimal muito particular, marcou a tribu urbana de Paris.
  • Boho-glam: A Kate Moss reinventa tudo no que toca e o estilo boho não foi exceção. Um boho mais glam como só ela sabe, através da rebeldia e de peças de máxima tendência com toques retro.
  • Boho-chic: A Sienna Miller desenterra o boho parisiense e transforma-o no boho UK. Amante da ganga e dos estampados florais com toques urbanos e chic. É já uma referência deste estilo a nível mundial.
  • Boho-street: A Erin Wasson, por sua vez, aproxima-nos de um boho street norte-americano, uma fusão entre o hippie e a inspiração cowboy que aposta em peças de pele curtida e ganga rude.
  • Boho-hipster: A Zoe Kravitz é o exemplo do boho levado a toda as dimensões da tua vida. Hipster no armário e no seu dia-a-dia, podemos dizer que praticamente todo o seu armário respira ares boho. Roupa vintage e casacos maxi de pelo, franjas e até plumas são algumas das suas peles imprescindíveis.
  • A Florence Welch é outro exemplo de um boho real 100%. Encarna a imagem e a essência dos valores mais elevados deste estilo. Flores, kimonos e o seu cabelo como sinal de identidade, criam um look que reconheceríamos até de costas!

Tops e blusas estilo boho

  • As blusas estampadas são um must no armário boho. Os prints mais típicos do estilo boho costumam ser flores ou formas geométricas, quantas maiores, melhor. Quanto à cor, escolhe sempre tons terra e, se puder ser, opta por uma blusa que tenha um decote ou detalhe original (folhos, rendas, etc).
  • Tops de croché: esta é a escolha perfeita para o verão. O croché e o macramé enchem de romanticismo os looks e costumam ser fáceis de combinar com gangas e saias estampadas.
  • Camisas de ganga: parece uma peça de estilo casual, mas já experimentaste usá-la com uma saia fluida? É o look boho perfeito! Para além disso, são muito versáteis: podes usá-las com calças, deixá-las abertas com um top debaixo, atá-las à cintura se te apetecer realçar a silhueta…

Saias estilo boho chic

  • Saias midi: se te apetecer usar o teu estilo boho na sua máxima potência, então podes optar por uma saia midi. Podes ir mais longe, escolhendo uma com botões à frente, que seja de cintura subida e sem estampados. É melhor se tiver algum tom terra, como o telha, o castanho ou o cru.
  • Minissaias: se gostas de mostrar as pernas, as minissaias são ideais, sobretudo no verão. Uma de flores seria ideal para criar looks boho, sobretudo se são pequeninas e de muitas cores. Com um crop top, estás pronta para sair!
  • Saias de ganga: esta peça vem do estilo casual, mas combinada com uma blusa ou camisa estampada, podes criar o teu próprio estilo boho em poucos passos. Completa o outfit com botas cowboy e uma mala com franjas, uma combinação que é pura tendência.

Vestidos boho para criar estilos hippie chic

  • Vestidos maxi: é a peça mais icónica do estilo boho e, além disso, são maravilhosos para a época de verão. Os melhores estampados boho para escolher nos vestidos são as flores, as estruturas étnicas e paisley, o tie-dye e, claro, as cores terra e da natureza.
  • Vestidos wrap: o vestido wrap pode ser mini ou midi, estampado ou de uma só cor.
  • Vestidos de ganga: esta opção é muito prática e podes usá-la tanto no verão como na meia estação. O único que tens de fazer é usar uma t-shirt debaixo do vestido para criar camadas.

Calças e jeans boho

  • Denim: as jeans são uma peça básica que serve para criar looks de qualquer estilo. O importante neste caso é encontrar um modelo de acordo com o estilo boho. As mais retro são as calças à boca de sino ou flare e as boot cut. Potenciam a silhueta e apenas as tens de combinar com uma blusa estampada.
  • Calças estampadas: se não te apetece usar saia, as calças têm o mesmo efeito boho se as escolheres com estampados caóticos: flores, paisley, étnicos… Se quiseres arriscar, também os podes combinar com blusas estampadas. Para looks mais básicos, opta por um top em tons neutros.
  • Calças paper bag: este tipo de calças é muito prático e fica bem com qualquer silhueta, já que realçam a cintura e fazem com que as pernas pareçam mais compridas. Escolhe umas em tons terra como o beige ou o camel, e combina-as com uma blusa estampada.

Acessórios e calçado de estilo boho

  • Mala de franjas: é o acessório boho por excelência. Mesmo que uses um outfit básico, este acessório vai criar um ar boho de efeito imediato. A cor decides tu, mas é melhor que seja neutra, para a poderes combinar com mais peças.
  • Botas: não importa se é verão ou inverno, as botas estão sempre presentes nas fãs do estilo boho, já que ficam bem tanto com jeans como com um vestido. Quando as escolheres, o melhor é que sejam do tipo cowboy, tanto altas como pelo tornozelo, e de um material como a camurça.
  • Lenços: é o acessório perfeito para o verão, porque te vai ajudar a criar diferentes estilos nos teus outfits. Se o usares no cabelo para o apanhares, vai-se transformar no protagonista do teu look. Escolhe um de cores e com estampado para que não passe despercebido.

Como usar a moda boho em qualquer idade


Tenhas a idade que tiveres, podes adaptar o estilo boho ao teu dia-a-dia, combinando peças originais de diferentes maneiras para criar looks únicos.

Como criar looks boho aos 30

Aos 30 podes começar a experimentar diferentes texturas e estampados. Propomos-te este look composto por uma sala estampada e uma camisola cheia de detalhes, que o tornam muito feminino e original. Completa o teu outfit com umas botas de camurça e um chapéu.

Como criar moda boho aos 40


Para este look, inspirámo-nos na rainha do estilo boho chic: Florence Welch. Combinámos um vestido simples de alças com um kimono estampado. Para completar o look: botas brancas e uma mala de franjas.

Como usar o estilo boho aos 50


Se queres um look boho fácil, mas cheio de força, a pessoa ideal para te inspirares é a Sienna Miller. O look que te propomos é composto por umas jeans de corte relaxado e cómodo e por uma blusa estampada. Para fechar o outfit, escolhemos umas sapatilhas desportivas de cores, para criar contraste.

Como vestir o estilo hippie chic aos 60


Para adicionar um toque rocker ao teu look boho, propomos-te esta combinação baseada na Kate Moss, que nunca falha. Veste as tuas jeans pretas favoritas com um top simples e um kimono estampado, e completa o look com botas pretas com detalhes rocker, como tachas ou fivelas.

Looks boho de outono/inverno


Não renuncies aos vestidos maxi no outono/inverno. Veste-o com um blusão biker ou um casaco comprido, e completa a tua seleção com um par de botas. Vais criar um look trendy à prova de baixas temperaturas.

Looks boho de primavera/verão


Para a primavera/verão, joga com os estampados, as cores e as transparências. Utiliza minissaias e crop tops com sandálias ou alpargatas. A mala de croché é um must-have, bem como os lenços, os chapéus e todos os acessórios que possas imaginar.

Procuras uma peça boho para potenciar o teu estilo? És mais de looks casual, mas apetece-te experimentar um look boho para sair da tua zona de conforto? Fala com a tua Personal Shopper da Lookiero para que te envie na tua próxima caixa.

Ler mais
O que é o estilo chic?

O que é o estilo chic?

O que é o estilo clássico?

O que é o estilo clássico?

O que é o estilo dos anos 60 e como usá-lo

Comentários

Escreve un comentário

O teu coméntario (obrigatório)
O seu nome (obrigatório)
O seu e-mail (obrigatório)