O que é o estilo dos anos 60 e como usá-lo

15 março, 2022

Esta estação, volta às ruas um dos estilos mais únicos do século XX, o estilo dos anos 60. A moda dos anos 60 caracteriza-se por um toque divertido e até um pouco infantil, onde as minissaias, as botas brancas e os vestidos babydoll são as peças protagonistas.

Ícones como Audrey Hepburn, Jackie Kennedy ou Catherine Deneuve são algumas das referências do estilo dos anos 60. E, nesta estação, marcas como Chanel, Valentino e Giambattista Valli apostaram no regresso desta moda.

As peças imprescindíveis do estilo dos anos 60

imprescindíveis do estilo dos anos 60

O estilo dos anos 60 inclui tanto peças da moda “little girl” com um toque inocente, como da moda “psicadélica”, onde se destacam as formas geométricas. Mas se tivermos de optar pelas cinco peças mais características deste estilo que vão regressar esta estação, as nossas Personal Shoppers escolheram as seguintes:

As peças imprescindíveis do estilo dos anos 60

  1. A minissaia, símbolo de atrevimento
  2. Antes dos anos 60, seria impensável ver uma mulher com esta peça. Por isso, a sua chegada foi um boom. É a peça-chave deste estilo e marcou um antes e um depois na moda, deixando para trás a imagem da mulher recatada de anos anteriores. É uma peça que realça o corpo feminino e potencia todas as curvas. Se ainda não te atreveste a usar uma, esta estação é o melhor momento.

    A minissaia

  3. As míticas calças à boca de sino
  4. É uma das peças mais típicas dos anos 60, que eram usadas tanto por homens como por mulheres. Independentemente do tecido, cor ou estampado, o importante era que se notasse a sua forma tão característica. É uma das peças imprescindíveis deste estilo e não pode faltar no teu armário nesta estação.

  5. Vestidos babydoll, o conforto numa peça
  6. Os vestidos babydoll têm um corte reto e uma silhueta de trapézio. São perfeitos para aqueles dias em que queres estar confortável, sem renunciar ao teu lado feminino. Nos anos 60, os vestidos babydoll eram usados em cores pastel ou com estampados às bolinhas, mas esta estação não há limites. Podes usá-los em todas as cores e estampados possíveis. Além do seu conforto, os babydoll são uma peça muito versátil que combina tanto com sapatilhas, como com uns Oxford ou uns Mary Jane. Com esta peça, podes dar rédea solta à tua criatividade!

    Vestidos babydoll

  7. Botas brancas para dar personalidade ao teu look
  8. É impossível não te apaixonares pelas botas brancas, tão típicas dos anos 60. Dão força e estilo a qualquer look. Tal como os babydoll, são muito versáteis e ficam bem tanto com vestidos, como com saias ou calças. O designer Jil Sander apostou nelas para a sua coleção outono/inverno.

  9. A revolução do smoking
  10. Não se pode falar do smoking sem mencionar o Yves Saint Laurent. Foi este grande estilista quem, em meados dos anos 60, criou o primeiro fato para mulher que revolucionou por completo o mundo da moda. A sua criação foi tão bem acolhida que, até ao dia de hoje, continua a ser uma peça imprescindível em qualquer armário.

Como conseguir um estilo dos anos 60

Se gostaste das peças que definem o estilo dos anos 60, as nossas Personal Shoppers prepararam-te um pequeno guia para que, no momento de criares os teus looks dos anos 60, saibas o que fazer.

Diz SIM a:
  • Vestidos e saias curtas
  • Cores vibrantes
  • Estampados chamativos
  • Calças de cintura subida e corte reto
Diz NÃO a
  • Vestidos e saias maxi
  • Cores opacas e apagadas
  • Calças estilo utility
  • Peças XXL

Encontra inspiração nestes ícones de estilo dos anos 60

Não há melhor maneira de ter ideias para criar looks dos anos 60 do que inspirar-nos naquelas mulheres que foram todo um ícone da moda na época. As nossas Personal Shoppers escolheram algumas das suas favoritas, todas diferentes, mas com algo em comum: o seu grande estilo e gosto pela moda.

ícones de estilo dos anos 60

  • Jackie Kennedy: a primeira dama dos Estados Unidos era uma mulher com um estilo muito simples, que costumava usar vestidos de corte reto, com casacos de botões e sapatos de salto baixo. Foi ela quem pôr na moda os kitten heels e os looks monocromáticos.
  • Brigitte Bardot: atriz, cantora , escritora e modelo. A eterna musa francesa costumava usar um estilo descontraído, com calças de cintura subida e corte reto, que costumava combinar com uma camisola de malha. Não importa quantos anos passam, o estilo da Brigitte é intemporal.
  • Mary Quant: o estilo desta designer britânica pode ser definido como divertido. Costumava usar vestidos curtos, muito coloridos e cheios de estampados chamativos. Quant foi, nada mais nada menos, a criadora da minissaia!
  • Audrey Hepburn: Audrey era uma mulher delicada e cheia de elegância. Mas era, sobretudo, uma apaixonada pelas boinas (outra peça imprescindível dos anos 60). Era muito frequente vê-la com este acessório, as suas calças capri e um top justo.
  • Catherine Deneuve: a atriz francesa interpretava com muito nível os papéis de mulher bonita, fria e distante. Mas, fora dos ecrãs, os seus looks eram muito mais animados. Costumava usar gabardinas, minivestidos e botas altas. Sem dúvida que os looks de Deneuve seriam, hoje em dia, uma autêntica tendência.
  • Como usar o estilo dos anos 60 nesta estação

    As nossas Personal Shoppers continuam a dar-te ideias para conseguires um estilo dos anos 60 nesta estação. Desta vez, deixam-te três conselhos para criares os teus looks. Experimenta e escolhe o que mais gostares.

    Looks monocromáticos

    Foram uma absoluta tendência nos anos 60, mas continuamos a usá-los atualmente. Aposta num outfit de calças-casaco numa cor chamativa.

    Looks monocromáticos

    Looks mix and match

    Misturar estampados é uma autêntica tendência da época. Combinar bolas com riscas ou quadrados no mesmo look é uma aposta segura. Para o fazeres, escolha uma camisola de riscas e usa-a com umas calças aos quadrados. Atreves-te a arriscar? Se quiseres começar por algo simples, podes combinar os mesmos estampados em tamanhos diferentes, para criares um mix and match mais subtil.

    mix and match style 60s

    Botas brancas

    Já te dissemos que, na Lookiero, estamos apaixonadas por este calçado. Nos anos 60, o mais comum era usá-las com minissaias ou vestidos, mas esta estação podes também combiná-las com jeans largos.

    Botas brancas

    O que achaste do estilo dos anos 60? Se quiseres experimentá-lo nesta temporada, avisa a tua Personal Shopper para que possa incluir alguma peça no teu próximo Lookiero.

    Ler mais
    ESTILO AÑOS 2000

    Vive o teu style revival com estas tendências dos anos 2000

    O que é o estilo anos 90?

    Tendências primavera/verão 2022

    10 tendências primavera verão 2022

    Comentários

    Escreve un comentário

    O teu coméntario (obrigatório)
    O seu nome (obrigatório)
    O seu e-mail (obrigatório)